30.8.10

A LEI DO CÍRCULO - O RESGATE DA CULTURA INDÍGENA DAS AMÉRICAS

 
 “Você deve ter notado que tudo que um indígena faz é em Círculo. Isso acontece porque todo Poder do Mundo sempre trabalha em círculo e tudo tenta ser redondo... O céu é redondo e eu ouvi dizer que a Terra é redonda como uma bola e também as estrelas. O vento, no momento de seu maior poder, gira. Os pássaros fazem seus ninhos circulares, pois eles têm a mesma crença que nós... mesmo as estações formam um grande círculo de mudanças que sempre retornam ao seu início. A vida de um homem é um círculo que vai de infância a infância e assim é em tudo onde o poder atua.”
-- Black Elk, em Homem Santo dos Oglala Sioux


“ A Criação não ocorre onde há dispersão de energias. A Criação requer que se concentre e focalize Sua Força dentro de um círculo de compromisso – como uma serpente, um ovo, um ventre, ou um casamento. Se vocês quiserem criar, e não destruir, devem lembrar sempre o Arco Sagrado. Considerem sabiamente as formas nas quais irão usar essa Força e em torno dessas formas tracem o Sagrado Círculo de compromisso. Na atmosfera calorosa do Círculo, a Força do Amor constrói sem parar, como a tempestade sobre as úmidas pradarias do verão, até o momento em que, de repente, o Circulo não consegue mais reter a pressão e explode na concepção do novo.” -- A Mulher Novilha do Búfalo Branco, em O Retorno das Tribos Pássaros.

"Quando a Terra e as leis da Natureza Cósmica e Terrena foram criadas, os anciães da sabedoria fizeram uma roda e as narraram diante de uma fogueira, de modo que todo o fogo gravou na memória todas as leis e o calor da sabedoria dos anciães. Por isso, quando uma fogueira se ascender e um Círculo de Pessoas se unir em torno do fogo, as leis serão aprendidas novamente no coração humano". -- Kaká Werá Jecupé, em A Terra dos Mil Povos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário