30.8.10

AS 5 LEIS INDÍGENAS - AS 5 LEIS DO CÍRCULO



1 - O CÍRCULO

PAZ - SHANTI



O CÍRCULO É PERFEITO. 
O CÍRCULO É DEUS “EU SOU” MANIFESTADO NO MUNDO.

TODOS SÃO IGUAIS E DE IGUAL PODER, COMO TODOS OS LADOS DO CÍRCULO SÃO IGUAIS.

DESTRUIR TODA ILUSÃO E COLOCAR EM PRÁTICA NOSSAS ORAÇÕES DIÁRIAS É OLHAR AO REDOR E VER A IGUALDADE MANIFESTADA EM TODOS.

É DAR OPORTUNIDADE PARA O OUTRO REVELAR SUA ESFERA DIVINA DE OBSERVAÇÃO DA VERDADE UNA. CADA UM É UM ASPECTO, ATRIBUTO, FREQUENCIA E PARTE DO “UNI-VERSAL”.

OS PAJÉS E XAMÃS DAS SÁBIAS CULTURAS ANCESTRAIS ENSINAM QUE QUANDO RESPEITAMOS A LEI DO CÍRCULO, NÓS PERMANECEMOS NA ESFERA DA PAZ SUPREMA DIVINA. NÃO HÁ NASCIMENTO NEM MORTE, DOR OU SOFRIMENTO, PORQUE NOS PERMANECEMOS EM SEU CENTRO RESPEITANDO TODAS FACETAS DA CRIAÇÃO DIVINA. QUANDO ESTAMOS HARMÔNICOS EM CÍRCULO, PERMITIMOS QUE A ENERGIA SEJA IGUALMENTE DESTRIBUIDA ENTRE OS IGUAIS, E ISSO É DEUS EM TOTALIDADE E AMOR IRRADIANDO-SE PARA A CRIAÇÃO. DESSA MANEIRA A GRANDE MÃE NOS ABASTECE COM TUDO QUE PRECISARMOS, PORQUE SOMOS GUARDIÕES DESSA IGUALDADE. SENTIMOS A PROTEÇÃO DO ÚTERO DA MÃE UNIVERSAL NOS ENVOLVENDO E PROVENDO TODOS NOSSOS SONHOS.




 2 - AMIZADE

VERDADE - SATHYA


A AMIZADE VERDADEIRA É O RECONHECIMENTO DA ONIPRESENÇA, ONISCIENCIA E ONIPOTENCIA DA DIVINA PRESENÇA EU SOU NO OUTRO.

OS MESTRES SÃO NOSSOS IRMÃOS MAIS VELHOS DE CAMINHADA EVOLUTIVA. NINGUÉM É MAIS IMPORTANTE E SABE MAIS DO QUE OUTRO. ATÉ MESMO UMA CRIANÇA PODE CANALIZAR MENSAGENS E DECISÕES SÁBIAS NA GRANDE PEÇA DO UNIVERSO. MUITAS VEZES A CRIANÇA É UM PORTA-VOZ DE DEUS PERANTE TODO O CÍRCULO. (EXEMPLO: A ENTREVISTA ABERTA DE SATHYA SAI BABA COM SAI GIRIDHARI, ESTUDANTE INDIANO DA ESCOLA SATHYA SAI DE PRASHANTI, DE 5 ANOS DE IDADE, QUE “IMPRESSIONOU” SWAMI COM RESPOSTAS DIVINAS FRENTE A TODO MANDIR NA ÍNDIA.)



 3 - LIDERANÇA

AÇÃO CORRETA - DHARMA


TODO PONTO DE VISTA É UM ÂNGULO SOBRE A VERDADE UNA, E ISSO DEVE SER RESPEITADO. NESTA LEI, NÃO EXISTE COMPETIÇÃO OU PREFERÊNCIAS ENTRE OS PARTCIPANTES. QUALQUER OPINIÃO SOBRE UM DETERMINADO ASSUNTO É UM COMPLEMENTO DE SABEDORIA QUE ENRIQUECE TODO O GRUPO. COMPANHEIRISMO, RESPEITO E AMIZADE NATURALMENTE RESOLVEM QUAISQUER DESAFIOS. COMO DIZEM OS ANTIGOS PAJÉS DAS TRIBOS SIOUXS: EM CÍRCULO, NÃO HÁ NADA QUE NÃO SE RESOLVA COM HARMONIA!

 SÓ EXISTE O UM - INFINITO E AMOR PLENO. MAS NO MUNDO DAS FORMAS, CADA INDIVÍDUO  TORNA-SE, CONSCIENTEMENTE OU INCONSCIENTEMENTE,  UM ATRIBUTO ESPECÍFICO DE DEUS E POSSUI UMA FUNÇÃO ESPECÍFICA. NINGUÉM ULTRAPASSA O LIMITE E O ESPAÇO DE ATUAÇÃO DE UM OUTRO IGUAL. CADA PARTICIPANTE É LIDER EM SUA DETERMINADA FUNÇÃO.


ESTE É UM BELO EXERCÍCIO PARA PRATICAR A IGUALDADE E A LIBERDADE: “PASSANDO A TOCHA”
IMAGINEMOS QUE EXISTE UM CÍRCULO DE CANTORES PARA DECIDIR QUAL MÚSICA DEVE SER CANTADA EM UM FESTIVAL DE FINAL DE ANO. 
NA LEI CIRCULAR ANCESTRAL DOS ANTIGOS XAMÃS, CADA PARTICIPANTE DO CÍRCULO SAGRADO TEM O DIREITO DE EXPRESSAR-SE SOBRE UM TEMA QUE LHE AGRADE. NESTE MOMENTO, TODOS OS OUTROS PARTICIPANTES APENAS ENVIAM ATRAVÉS DA ATENÇÃO PESSOAL, UMA TOTAL CONFIANÇA, FÉ E RECONHECIMENTO DE QUE O IRMÃO QUE SE EXPRESSA É A VÓZ, IDÉIA E SENTIMENTO PERFEITO DO CRIADOR A TODOS ALI. SOMENTE SE ENVIA ENERGIA PURA. NÃO DEVE HAVER, POR PARTE DOS QUE ESCUTAM, QUAISQUER PENSAMENTOS OU JULGAMENTOS. O PRESENTE ENTÃO SE TORNA REALMENTE SAGRADO. ESTE É O DESAFIO DE SE PRATICAR A UNIDADE! QUANDO O IRMÃO TERMINAR DE SE EXPRESSAR, O PRÓXIMO TEM O DIREITO DE COMUNICAR OU PASSAR SUA VEZ – A TOCHA DE FOGO - PARA UM OUTRO INTEGRANTE DO CÍRCULO. NESTE GIRO ENTRE OS IGUAIS, TODOS POSSUEM O MESMO TEMPO PARA MANIFESTAR SUA IDÉIA ESPECÍFICA SOBRE O ASSUNTO TRATADO. A MUSICA ESPECÍFICA É DECIDIDA COM O MAIOR NÚMERO DE VOTOS.

DIZ A CONSCIÊNCIA XAMÃNICA ORIGINAL QUE NÃO EXISTE HIERARQUIA NA VISÃO DE DEUS. APENAS FUNÇÕES E RESPONSABILIDADES PARALELAS QUE CIRCULAM ENTRE OS FILHOS DIVINOS DA CRIAÇÃO. ESSE É O FUNDAMENTO PARA A REALIZAÇÃO DA FLOR DA VIDA – O CÍRCULO.






 4 - HARMONIA

AMOR - PREMA 


A PRIMEIRA PALAVRA DO CÍRCULO É HARMONIA, QUE É DEUS EM AÇÃO!

TODOS OS PARTICIPANTES SÃO HARMÔNICOS UNS COM OS OUTROS POR CAUSA DO AMOR INCONDICIONAL. AQUI, NÃO EXISTEM CONDIÇÕES MATERIAIS. QUANDO EXPRESSAMOS UM PENSAMENTO HARMÔNICO OU UM GESTO HARMÔNICO, NOS TORNAMOS DEUS CONSCIENTES.

NO UNIVERSO - O SONHO DE DEUS (“MAYA” PARA OS INDIANOS) - TODAS AS MARAVILHAS E MILAGRES SÃO POSSÍVEIS A QUEM AMA EM HARMONIA. O PODER EU SOU AGE ATRAVÉS DO SILÊNCIO MUITO MAIS RÁPIDO DO QUE QUANDO OS HUMANOS LEVANTAM SUAS ESPADAS PARA FAZER JUSTIÇA. A CONSCIÊNCIA DE QUE EU SOU DEUS TRAZ RESPONSABILIDADE PESSOAL, MAS TAMBÉM A CONTAGIANTE ALEGRIA DE QUE COISAS INCRÍVEIS SÃO REALIZADAS EM CONJUNTO. MILAGRES SÃO FATO. HARMONIA É O PRÉ-REQUISITO, É O AMOR SEM APEGOS À ILUSÕES. TUDO ISSO PORQUE CADA UM É EU SOU, DEUS EM AÇÃO, AGINDO ATRAVÉS DAS VARIADAS FORMAS NO CÍRCULO, CONSCIENTEMENTE OU INCONSCIENTEMENTE.

LOGO, "EU SOU O CORAÇÃO DE DEUS, CRIANDO IDÉIAS, REALIZAÇÕES E SENSAÇÕES QUE NUNCA ANTES PRODUZIDAS." LIVRO DE OURO – A PRESENÇA MÁGICA EU SOU – SEGREDOS DESVELADOS DE SAINT GERMAIN






5 - O FLUXO 

NÃO VIOLÊNCIA - AHIMSA
 


RESPEITAR O DHARMA PROVENIENTE DE CADA CORAÇÃO
“EU SOU” DE CADA PARTICIPANTE.

CADA UM É LIVRE PARA SEGUIR SEU PRÓPRIO FLUXO, RESPEITANDO A DECISÃO INICIAL DE UM SERVIÇO ESPECÍFICO.

O RITMO E A MANEIRA DE EXECUTAR A AÇÃO ESTABELECIDA É DETERMINADA PELO DHARMA INTERNO DE CADA UM, QUE É ESPECÍFICO E ÚNICO. O CORAÇÃO SENTE A MELHOR FORMA DE REALIZAR O QUE FOI DETERMINADO INDIVIDUALMENTE EM CADA SITUAÇÃO INESPERADA. A CONFIANÇA NO GRUPO AQUI É A CHAVE DO SUCESSO.

ESSA É A RAZÃO DO UNIVERSO: EXIBIR VÁRIAS MANEIRAS DE MANIFESTAR OS IDEAIS HARMÔNICOS DE DEUS. ASSIM COMO, DE VÁRIAS FORMAS, AS RAIZES DE UMA ÁRVORE ALCANÇAM O SOLO. COM A META GRUPAL ESTABELECIDA, CADA INTEGRANTE TEM A LIBERDADE E O ESPAÇO PARA REALIZAR SUA AÇÃO E FINALIZAR SUA FUNÇÃO ESPECÍFICA.

CADA GRÃO DE AREIA NA PRAIA É ÚNICO EM SUA FORMA E TONALIDADE. CADA NUVEM, FLOR E ANIMAL POSSUI SUA IMPRESSÃO E BELEZA PRÓPRIOS. EM RELAÇÃO AO SER HUMANO, ESTE POSSUI SUA EXPRESSÃO ÚNICA, LIVRE-ARBÍTRIO, CRIATIVIDADE E ORIGINALIDADE PROTEGIDAS POR DEUS EU SOU EM CADA UM EM EMBELEZAR SEU PRÓPRIO SERVIÇO ABNEGADO.

SÓ ACREDITA E DEFENDE A LIBERDADE DE EXPRESSÃO E O FLUXO QUEM JÁ INTEGROU EM SEU PRÓPRIO SER A CONFIANÇA DE QUE DEUS É UNO ATRAVÉS DE TUDO, E RESPONDE TAMBÉM ATRAVÉS DO OUTRO. PRATICAMOS, AQUI, A IDADE DE OURO DENTRO DO EXERCÍCIO DO CÍRCULO SAGRADO.

A LEI DO CÍRCULO - O RESGATE DA CULTURA INDÍGENA DAS AMÉRICAS

 
 “Você deve ter notado que tudo que um indígena faz é em Círculo. Isso acontece porque todo Poder do Mundo sempre trabalha em círculo e tudo tenta ser redondo... O céu é redondo e eu ouvi dizer que a Terra é redonda como uma bola e também as estrelas. O vento, no momento de seu maior poder, gira. Os pássaros fazem seus ninhos circulares, pois eles têm a mesma crença que nós... mesmo as estações formam um grande círculo de mudanças que sempre retornam ao seu início. A vida de um homem é um círculo que vai de infância a infância e assim é em tudo onde o poder atua.”
-- Black Elk, em Homem Santo dos Oglala Sioux


“ A Criação não ocorre onde há dispersão de energias. A Criação requer que se concentre e focalize Sua Força dentro de um círculo de compromisso – como uma serpente, um ovo, um ventre, ou um casamento. Se vocês quiserem criar, e não destruir, devem lembrar sempre o Arco Sagrado. Considerem sabiamente as formas nas quais irão usar essa Força e em torno dessas formas tracem o Sagrado Círculo de compromisso. Na atmosfera calorosa do Círculo, a Força do Amor constrói sem parar, como a tempestade sobre as úmidas pradarias do verão, até o momento em que, de repente, o Circulo não consegue mais reter a pressão e explode na concepção do novo.” -- A Mulher Novilha do Búfalo Branco, em O Retorno das Tribos Pássaros.

"Quando a Terra e as leis da Natureza Cósmica e Terrena foram criadas, os anciães da sabedoria fizeram uma roda e as narraram diante de uma fogueira, de modo que todo o fogo gravou na memória todas as leis e o calor da sabedoria dos anciães. Por isso, quando uma fogueira se ascender e um Círculo de Pessoas se unir em torno do fogo, as leis serão aprendidas novamente no coração humano". -- Kaká Werá Jecupé, em A Terra dos Mil Povos.

26.8.10

COMPREENDENDO O CÍRCULO - DEUS NO UNIVERSO

No princípio, Deus, o imanifesto Ser ou a Fonte que Tudo É permanecia sendo Ele próprio. Além do tempo e espaço, sendo infinitas possibilidades. Ser, sem predicados, é descanso, é paz, é bom. Ele permanece além de toda expressão que possa existir. Um ponto. O ponto zero para qualquer manifestação. Nem vida, nem morte, nem escuro, nem iluminado, nem cheio, nem vazio. E Aqui, neste ponto, ele fica numa percepção infinita. Ele é além, fora do mundo das formas ou qualquer expressão de energias ou ondas. Não reage e é inalterado. E nem existe espaço ou tempo, somente Ele, A Fonte em que Tudo É. Equilíbrio perfeito. Ele está além do próprio vazio, porque, ainda assim, o vazio pode ser observado e sentido. O Ser que é chamado Deus. Quem É Ele? Ele poderia se perceber? Se esse Ser pudesse se sentir, se tocar, se ver, como isso seria? Esse Ser que observa, mas não pode ser observado, é infinito, o Um, representado aqui como um único ponto. Um ponto possui a infinita dimensão de tamanho, é infinito. O maior e o menor dentro de tudo, que compõe tudo: retas, planos e geometrias, mas ainda sim está além de tudo. Não possui características porque Ele é infinito, sem dimensões.  




.

A Fonte, o Ser é a única substância existente, a base que sustenta toda expressão da energia “Uni-Versal”. Mas algo ocorre neste momento do agora, sem tempo, sem espaço. Naturalmente, Ele acorda para a existência, num ímpeto, numa atenção, numa percepção nova que surge: “– Eu existo!” 




O Ser “abre seus olhos” para perceber quem É realmente. Assim, vem a primeira expressão da única Essência de tudo que possa ser percebido. Ele se torna consciente de Si no reflexo de Si mesmo. Nesse momento de esplendor, um movimento extraordinário é gerado. Ele gira em si e através de si mesmo. Vê sua própria “calda”, sua própria “face refletida na superfície do lago”. Esta gira é um circulo e cria espaço. Circulo perfeito, porque fora de si a única coisa que pode encontrar é si mesmo. Do ponto zero, ele então circunda num arco completo, já que é a única substância existente e, através de si mesmo, se encontra novamente como alguém que num salão de espelhos entrou e quer conhecer sua própria imagem num reflexo. Mas como já foi dito, ele retorna a si, sempre, porque só há uma substância: Ele mesmo!              

       
Com o surgimento do espaço e a ilusão de deslocamento para se observar, o tempo pela primeira vez é criado, e é curvo, cíclico, orbital, perfeito. Com um tempo infinito para se explorar, O Ser, a Fonte que Tudo É, passeia em curvas infinitas e evolui naturalmente em sua expressão por vários ângulos simétricos, sempre querendo se sentir e se ver melhor. Movimentos e formas surgem, como alguém que quer enfeitar-se e exibir-se em ângulos cada vez mais belos frente ao reflexo. Ele dança, gira, cirandeia, valsa ao redor de si, e assim, imagens simétricas são criadas reproduzindo uma geometria perfeita. Uns diriam: geometria sagrada! Neste momento, a única fonte de toda Energia torna-se a famosa Flor da Vida, refratando-se em infinitos moldes.
A Flor da Vida é pura Beleza, pura Harmonia, pura Lei através de onde todas as coisas estão refletidas. É o existir perfeito e simétrico das coisas, já que sua causa é uma única essência, o mesmo amálgama, energia primordial básica. A Flor da Vida é a Arte do Ser que observa-se em tudo e se expressa belamente refletindo-se num mundo que passa a existir frente seus “olhos”. Um mundo multifacetado é formatado em maravilhosas dimensões. Nessa multiplicidade de freqüências energéticas são finalmente formatados os elementos da natureza. São percebidas ondas e freqüências captadas pelos sentidos como som, ar, fogo, água e terra. Forma-se a criação e todo o cosmos como bem conhecemos. Essa é a origem das geometrias sagradas representadas nos sólidos de Platão. Essa é originalidade da natureza e todas as suas outras infinitas composições atômicas. Assim, no macrocosmo, tudo é criado girando em ciclos, círculos e órbitas cósmicas perfeitas. Logo, também no microcosmo, ondas, circuitos elétricos atômicos, e campos eletromagnéticos matém-se girando e sustentando a vida perfeitamente.


Formas sortidas de inúmeras substâncias provêm do único elixir Uni-Versal, o Ser, que uma vez partiu do ponto primordial. As seis formas, geometrias básicas, estabelecem a harmonia na variedade de leis que regem naturalmente o mundo de espelhos onde este Ser, o Observador, o Ponto Zero de tudo, está. E Ele está sempre lá se observando no espelho de si mesmo.


Nas antigas escolas se ensinava que Ouroboros era a representação de todo “Uni-Verso”. O Ouroboros é a representação gráfica de uma serpente em forma circular engolindo a própria cauda. A serpente rastejante e de rastro ondulante figura ondas eletromagnéticas universais em seu movimento contínuo. Este símbolo é encontrado na antiga literatura alquímica - algumas vezes, associado à frase “Hen to pan” O Todo ou O Um. A origem etimológica do termo Ouroboros está, supostamente, na linguagem copta e no idioma hebreu, na qual ouro, em copta, significa Rei, e Ob em hebreu, significa serpente. O ouro, diferente dos metais comuns, é puramente não reagente, inalterado em sua qualidade alquímica e beleza.

Considerando como única Verdade, o Deus Testemunha, a Divina Presença Eu Sou dentro de cada um de nós, acordamos finalmente para a responsabilidade de confiarmos ao nosso próximo que ele é realmente a emanação viva de Deus agindo no mundo. Assim, o outro é outra parte de mim. Conscientes do reflexo de nós mesmos na expressão externa, aceitamos a ação de Deus. Se projetarmos essa confiança, energia divina Toda Amorosa, Sábia e Justa, a um determinado grupo ou situação, a Lei Una agirá instantaneamente, mesmo que mentalmente não possamos assimilar sua atuação e conseqüências, as quais são perfeitas e sincrônicas com o Universal.


Devemos exercitar, graças ao Poder do Um incandencescente em cada Coração, a percepção e entrega de que o que decidimos juntos é o mais adequado e é realmente a Vontade de Deus Manifesta. O Serviço do Círculo Xamãnico é fundamental para abrirmos mão do ego pessoal e deixar fluir a Consciência Coletiva – Deus - sem abafar as pequenas vontades puras e sagradas de cada indivíduo. Vamos Ser um Círculo na expressão e deleitar no mundo da forma do Deus Uno.

Daniel Brandão


O CÍRCULO

Quando um indivíduo medita e constata que Deus é o único poder agindo nos fenômenos da vida e controlando tudo, então, num ato sagrado de humildade e igualdade, este mesmo indivíduo se prosta aos pés do Universo e aceita participar do Círculo Sagrado. O indivíduo é expressão da Divina Presença Eu Sou. Ele deve, como Dharma maior, reconhecer Deus manifesto em tudo. O Círculo representa o reconhecimento de que todos são iguais em direito de agir, de co-criar, e de participar de Sua maneira em Seu plano Divino.

Como só há uma Inteligência - Amorosa, Sábia, Justa - que tudo governa, então cada participante do Círculo exercita a plena confiança e autoconfiança de que o princípio do Um está agindo, Aqui e Agora, resolvendo todos os assuntos. Deus é justo e manifesta-se ininterruptademente nas decisões estabelecidas em um Círculo Sagrado. Apresentamos aqui como Lei fundamental de Deus, o Círculo, a maneira mais sábia de compartilhar o Poder de Deus com todos, assim como os antigos ancestrais e mestres Xamãs faziam a milhares de anos. Esta é a pratica principal do Programa Sathya Sai Leões Funcionários & Casa Branca ( em seus vários sevas desde 2003 ): integrar a Consciência Espiritual Raiz de nossa terra mãe Brasil.  

Daniel Brandão